Matrículas de MoçambiqueTodas as placas de identificação de veículos de Moçambique

Viajar de ônibus nos Estados Unidos

As viagens de ônibus têm um papel diferente na cultura do carro nos Estados Unidos do que na maioria dos países. Como a área dos EUA é tão vasta, o voo costuma ser a opção de transporte mais atraente para viajar entre cidades e pode ter preços bastante competitivos considerando o tempo e a conveniência. Para distâncias mais curtas, a condução geralmente é a primeira escolha para viajantes domésticos dos EUA. No entanto, para rotas com menos de cinco ou seis horas, o ônibus é quase sempre a forma mais econômica e muitas vezes mais conveniente de viajar. Além disso, como a Amtrak (o serviço ferroviário nacional) continua a sofrer cortes no financiamento do governo, o serviço de ônibus costuma ser a única opção de transporte terrestre para muitos destinos. Os visitantes que planejam ficar nas grandes cidades provavelmente acharão que ter um carro é inconveniente, caro e desnecessário. Por isso, pegar o ônibus entre os destinos é uma ótima opção.

Muitos americanos encaram viajar de ônibus com alguma apreensão e, merecido ou não, o serviço de ônibus nos EUA geralmente tem a reputação de ser bastante básico. Na verdade, o nível de serviço varia muito entre as operadoras de ônibus. Algumas operadoras, como a LuxBus na Califórnia ou a Transfloridian na Flórida, oferecem ônibus de luxo e apresentam serviços que raramente são encontrados nas companhias aéreas hoje, como entretenimento a bordo e serviço de comida e bebida de cortesia. Ainda assim, o serviço de ônibus padrão geralmente está mais no nível do orçamento e oferece poucas comodidades. As opções de comida são mais propensas a uma parada de dez minutos em um restaurante de fast food à beira da estrada do que o serviço de refeições a bordo.

A indústria de ônibus nos Estados Unidos é dominada pela Greyhound, que é a única transportadora de ônibus nacional restante. Várias outras empresas, como Trailways e Coach USA, são compostas por empresas de ônibus de propriedade independente que compartilham funções de marketing e marca. Além disso, existem vários players regionais fortes na indústria de ônibus. Embora essas empresas concorram com a Greyhound, muitas vezes acabam compartilhando o serviço em rotas que não têm tráfego suficiente para sustentar duas operadoras. Isso é semelhante ao "compartilhamento de código" no setor aéreo.

O desenvolvimento mais recente na indústria de ônibus dos EUA foi o fenômeno "ônibus de Chinatown". Vários anos atrás, alguns empresários empreendedores da Chinatown de Nova York começaram a operar ônibus de Chinatown em NY para Chinatown em Boston, cobrando menos da metade do que as empresas de ônibus tradicionais cobravam e uma fração do que custava pegar o trem ou voar. Eles visavam imigrantes asiáticos que queriam fazer compras ou visitar parentes e precisavam de transporte barato e conveniente. Embora os ônibus fossem modernos e confortáveis, o serviço era básico - sem publicidade, atendimento ao cliente ou estações de ônibus. Os clientes simplesmente iam até o ponto de ônibus, esperavam o ônibus e pagavam o motorista no embarque. Para aqueles dispostos a ficar sem frescuras, essas empresas ofereciam praticamente o mesmo serviço que a Greyhound a um preço substancialmente mais baixo. Em pouco tempo, a notícia se espalhou sobre o serviço e todos os tipos de viajantes começaram a usar essas linhas de ônibus. Eles se tornaram especialmente populares entre estudantes, viajantes com orçamento limitado e pessoas para quem o serviço era simplesmente mais conveniente.

Logo mais empresas de ônibus duplicaram esse modelo e passaram a oferecer serviços em outros mercados. Agora você pode encontrar esse tipo de serviço de ônibus na Filadélfia, Virgínia, Washington DC, Los Angeles e São Francisco. Neste ponto, o termo "ônibus de Chinatown" é usado mais livremente para descrever esse tipo de serviço de baixo custo/baixo custo. Muitas, se não a maioria, das empresas não têm Chinatown como sua localização principal e podem não atender à população imigrante. Quando essas empresas começaram a operar, surgiram preocupações sobre os padrões de segurança. Ainda há controvérsias dentro do setor sobre se essas empresas de ônibus de baixo custo estão cumprindo as mesmas regulamentações das empresas tradicionais. No entanto, todas as empresas de ônibus que operam nos EUA devem passar pelos mesmos padrões de inspeção e cumprir as mesmas regras.

Encontrar informações sobre o serviço de ônibus programado nem sempre é fácil para os visitantes dos EUA. Historicamente, as empresas de ônibus vendiam passagens nas bilheterias no local. Muitos agora vendem através de seus próprios sites também. Considerando que para viagens de avião existem muitos sites de reservas on-line que permitem aos viajantes comparar diferentes operadoras, é mais difícil encontrar informações de rota para o serviço de ônibus.

No geral, o ônibus é uma ótima opção para visitantes dos EUA que procuram transporte entre as principais cidades dos EUA. Para a maioria das cidades, um carro não é necessário e será inconveniente e caro. Nas áreas metropolitanas, há mais opções de serviço de ônibus hoje do que em qualquer época do passado recente. Particularmente para distâncias mais curtas, é a melhor maneira de ir para o viajante com orçamento limitado.